10 curiosidades sobre 4x4



1) Qual a diferença entre o 4x2 e o 4x4?



O carro 4×2 em geral, tem tração nas rodas dianteiras. Já os carros 4x4 possui tração nas quatro rodas.

2) O que significa o termo Off Road?

Traduzindo para português, quer dizer "fora da estrada". São aqueles carros adaptados para dirigir em outros tipos de terrenos, como lama e areia. Com um 4x4, você pode caminhar tranquilamente em um trecho arenoso e sair tranquilamente. Diferente de um carro 4x2.  

3) É verdade que usar 4x4 no asfalto prejudica a tração?



Não faça isso. Porque usar a tração em pisos que não são irregulares pode ser prejudicial sim. Se você faz isso, é bom evitar. Em veículos 4x4 que possuem a tração integral e funciona quando acionada pelo motorista, a caixa de transferência é travada, os eixos dianteiros e traseiros giram na mesma velocidade, fazendo com que as rodas da frente se arrastem. Com o atrito do asfalto , progressivamente ocorrerá a torção destrutiva do eixo ou do cardã. Quando maior a velocidade, maior será a torção. Na terra, a baixa aderência faz com que os pneus escorreguem mais, reduzindo o dano no sistema. Já veículos 4x4 permanente (AWD) possuem mecanismos em suas caixas de transferência que permitem seu uso em qualquer tipo de superfície, não tendo nenhum dano.

4) Existe um motor específico para 4x4?



Nem todo 4x4 é diesel. Muitos preferem utilizar movido à este tipo de combustível, por conta da confiabilidade e resistência em terrenos mais íngrimes. Mas, tanto o motor a diesel, como o álcool ou gasolina, flex, são adequados para uma trilha leve. Não existe uma preferência ou uma necessidade de você ter um tipo ou outro de motor.

Os carros da Mitsubishi, por exemplo, têm todos esses modelos.

5) Mas posso usar 4x4 apenas em trilha?



Claro que não! Você pode utilizar os carros em qualquer lugar na cidade e até melhor para ultrapassar barreiras ou problemas urbanos com maior facilidade, como ruas alagadas ou esburacadas. Um carro totalmente urbano Mitsubishi é o nosso ASX, da foto acima.

6) Quando surgiu a L200 ?



Estreou no mercado em 1978, com o nome de Mitsubishi Forte — permanecendo com este nome até 1986, quando o nome foi mudado para Strada. No Brasil e resto do mundo é conhecida como L200.

 7) Cabe quantas pessoas no carro? 



No Brasil, normalmente as famílias possuem entre 3 e 5 pessoas no máximo. No entanto, nem em todos os casos a situação é a mesma. O Outlander por exemplo, tem espaço para sete pessoas.
8) Gasta tanto de combustível assim?



Nem todos os 4×4 são bebedores inveterados de combustível. A L200 Triton Sport, por exemplo, tem capacidade de armazenar 90 litros de combustível. Ou seja, o dobro da capacidade de muitos carros comuns.

9) Por que algumas 4x4 apresentam o nome 4WD?

Quer dizer que os veículos possuem a tração nas 4 rodas, mas somente quando esse recurso é acionado, passando boa parte do tempo com a tração em apenas 2 rodas. Dependendo do modelo do veículo, esse acionamento pode ocorrer de forma manual ou automática.

 10)  O que é a tração AWD?

A tração AWD, como falado anteriormente é a sigla inglesa para All Wheels Drive. Traduzindo, "Todas as rodas dirigem". Ou seja, quando acionamos a tração em todas as quatro rodas, em tempo integral. Alguns modelos Mitsubishi possuem este tipo de tração e temos um vídeo tutorial explicando melhor.

Comentários

Postagens mais visitadas