Como vencer o medo de dirigir?

Você sente medo de dirigir? Pensa em tudo de ruim que pode acontecer, sua frio e perde totalmente a confiança? Veja como superar esse problema! Como vencer o medo de dirigir?



O Instituto de Psicologia Aplicada (InPA), de Brasília, afirma que o medo de dirigir tem como principais vítimas mulheres adultas na faixa do 35 aos 40 anos. Os principais sintomas que as pessoas sentem quando estão na frente do volante é taquicardia, aumento na transpiração corporal, moleza e sensação de incapacidade.

Algumas pessoas alegam que esse medo se inicia quando percebem o alto grau de concentração necessário para dirigir. Placas, setas, faixas, semáforos e elementos do próprio carro que aparecem quase que ao mesmo tempo complicam a vida de muitas pessoas. Isso aumenta o nível de ansiedade da pessoa, que se vê cercada por uma enormidade de coisas que deve prestar atenção para que algo de ruim não ocorra.

Sozinho, uma pessoa pode começar a vencer o pavor da prática de direção. O primeiro conselho para quem quer perder o medo de dirigir é ter autoconfiança. Os medos inspiram pensamentos exaustivos e fantasiosos de coisa que um dia poderiam acontecer. Portanto, ao enfrentar um medo, devemos ser otimistas de quer conseguiremos concluir a tarefa, ou no caso, dirigir.

O segundo conselho é antigo, mas que serve ainda hoje: "A prática leva à perfeição". Quando não temos muita experiência, cada acontecimento no trânsito é novo e isso pode acarretar estranheza ou pavor em algumas pessoas. Para enfrentar melhor cada situação, nada melhor do que vivencia-la o máximo possível.

É claro que nem todas as pessoas têm acesso a um carro todos os dias, ou com uma frequência até menor. Entretanto, além de professores que atendem pessoas já habilitadas, há auto-escolas que admitem exclusivamente pessoas amedrontadas pela direção.

No site do Centro de Psicologia Especializado em Medos (CPEM), de Curitiba, é possível encontrar algumas dicas retiradas do livro “Vença o medo de dirigir”, escrito pela Psicóloga Neuza Corassa. Entre elas estão o aumento gradual no ato de dirigir. O motorista deve, primeiro, começar por trajetos pequenos, como as ruas do bairro, tranquilas. À medida que a confiança for aumentando, ouse mais e chegue a lugares mais afastados.

No caso de o indivíduo não conseguir superar o medo sozinho, a visita regular a um psicólogo é a principal saída. Na consulta com o especialista, o paciente recebe conselhos de uma pessoa familiarizada com os problemas psíquicos. Além disso, a pessoa passa a se abrir e investigar de onde surgiu esse pavor e como esse problema pode ser superado. Exercícios de relaxamento ou momentos reflexivos surgirão na consulta e o paciente passará a ter mais confiança para dirigir. 

Comentários

Postagens mais visitadas