Aplicativos que ajudam quem anda de carro

Encontrar o estacionamento mais próximo, saber onde é perigoso parar o carro, ser avisado da hora de renovar o seguro ou trocar o óleo são algumas funções 




Desde que os smartphones se popularizaram, a vida das pessoas mudou. Sim, estamos colados o tempo todo ao aparelho, cuja função menos utilizada passou a ser sua principal: fazer ligações. Embora seja proibido utilizar o celular enquanto dirigimos, há uma infinidade de aplicativos que ajudam o motorista de diversas maneiras. 

Quem não conhece o Waze? Que nos ajuda a encontrar o caminho e ainda escapar do trânsito. Mas há apps menos populares - mas não menos interessantes – que podem realmente ser úteis, como por exemplo, os que localizam o estacionamento mais próximo - com seus respectivos preços para não termos nenhuma surpresa. Há ainda os que nos ajudam a lembrar onde paramos carro, qual local da cidade não é seguro estacionar, que está na hora de trocar o óleo ou renovar o seguro do carro.

Confira abaixo alguns exemplos gratuitos: 

Onde estacionar?

O "LetsPark", disponível para sistemas Android e iOS, localiza os estacionamentos mais próximos de onde você está. O aplicativo informa a bandeira do estabelecimento, os preços para o tempo desejado e os horários de funcionamento. O bom é que você pode comparar valores e escolher o mais em conta. O usuário pode ainda cadastrar novas opções e sugerir atualizações de preço, por exemplo, para que as informações fiquem sempre corretas. Ele apenas não informa se o estacionamento está lotado ou não. 

Outra opção é o "Estacione", que localiza o estacionamento mais próximo, porém, não indica as tarifas. Como diferencial é possível ter a vista da rua e conferir a fachada do estabelecimento, como no Google Street View. 

Onde parei o carro mesmo?

Quem nunca se fez essa pergunta? Para alguns ela é recorrente, então, nada melhor do que contar com a ajuda do Onde Parei, disponível para Android e iOS. Ao estacionar o carro, abra o app -  que utiliza a geolocalização - e marque o local exato de sua vaga. O motorista pode cadastrar o tempo de permanência no estacionamento e programar um alarme que avisa quando for a hora de retirar o carro. Além disso, é possível fazer anotações ou até fotografar o local para utilizar como referência. 

Não entre numa fria

Este não é um aplicativo, ainda! O site “Onde Fui Roubado” foi criado por uma dupla de estudantes da Universidade Federal da Bahia. Com base nos mapas do Google, o site mapeia crimes cometidos nas cidades brasileiras. Os usuários registram os crimes que sofreram e onde eles foram cometidos. Pode ser qualquer tipo de roubo, você classifica o crime e assim vai se formando um histórico do local. Ou seja, se você filtrar sua busca por roubos de veículos, poderá identificar se aquele bairro onde você está pensando em estacionar seu carro todas as noites para ir à faculdade, por exemplo, é seguro. 

Filmando tudo!

Na Russia é muito comum as pessoas andarem com câmeras nos carros, filmando todas as ações no trânsito. Por lá, muita gente simula, ou até mesmo provoca atropelamentos para ganhar ações em cima dos motoristas. Por aqui, tal prática não é comum, mas alguns motoristas instalam câmeras nos veículos,  para flagrar assaltos ou acidentes de trânsito. Alguns registros acabam se tornando populares no YouTube. Há um app que transforma seu celular em uma câmera de vídeo HD de alta qualidade com sobreposição de dados. O “Câmara de carro DVR”, disponível para Android e iOS. 

Treinando a baliza

Para quem quer treinar a baliza (pelo menos no campo virtual), o "uPark BR" pode ajudar. Na verdade, trata-se de um jogo, que te desafia a estacionar na vaga indicada enquanto ladrões atiram no seu veículo. Ele está disponível apenas para iOS e vale a diversão. Há inda o "Parking Madness", disponível também para Android, oferece uma experiência de estacionamento mais realista, com controle do volante operado por toque e sensor de movimento. São 75 níveis e 3 veículos diferentes.

Álcool ou gasolina?

Com a popularização dos carros flex, muitos motoristas se perguntam: abasteço com álcool ou gasolina? A gasolina é mais cara, mas o carro anda mais? Com o preço deles variando sempre e, atualmente, com o aumento do álcool, há aplicativos que podem ajudar na hora da escolha. O “Álcool ou Gasolina, chefia?”, disponível para Android e iOS, é muito fácil de usar. Você informa ao sistema o preço dos dois combustíveis, ele calcula e te dá a melhor opção. Já o "BrasilFLEX 2.0" é mais complexo. Antes de colocar o preço do combustível, o aplicativo pergunta o modelo e o consumo do seu carro, que pode ser encontrado na tabela do Inmetro para diversos modelos. Além disso, o sistema mostra uma lista dos últimos abastecimentos. Uma parceria com o CESVI – Centro de Experimentação e Segurança Viária – fornece dicas de como se comportar no trânsito. Disponível apenas para iPhone.

Cuidando da caranga

Este tipo de app serve ajudar quem é viciado em carro ou para os “desligados”, que não se lembram de trocar o óleo, renovar o seguro ou fazer a manutenção. Com o “Carrorama” você controla abastecimentos, manutenções, despesas com financiamentos, entre outras tarefas. O sistema te envia alertas sempre que algum item estiver para vencer, evitando maiores prejuízos. É possível ainda controlar vários veículos simultaneamente. Há outro aplicativo, o “Diário do Carro”, que funciona de forma parecida. Ambos estão disponíveis para Android e iOS.

Vá de táxi

Agora, se todos os aplicativos acima não tornarem sua vida mais fácil. Instale o "99Taxis" ou o "EasyTaxi" e chame um motorista para te levar. Eles funcionam direitinho e é uma maneira mais segura, pois informam a identidade do motorista, a placa e modelo do veículo e pode-se escolher a melhor forma de pagamento. A rede de cobertura é enorme, os apps funcionam e mais de 150 cidades de todo o Brasil. O "EasyTaxi" está presente ainda em mais de 30 países e possibilita que o passageiro faça o pagamento com o próprio smartphone. Ambos disponíveis para iOS e Android.

Comentários

Postagens mais visitadas