Cinco dicas para manter a segurança do carro no inverno

No inverno, não é apenas a parte externa do carro que necessita de cuidados especiais. Itens importantes como a bateria, freios, pneus, ar-condicionado e até os mais simples, como as palhetas, podem sofrer maior desgaste com a variação de temperatura e impactar diretamente na segurança dos passageiros.







Confira a seguir, cinco dicas que garantem a segurança do carro durante o inverno:

1. Bateria: Não deixe componentes como lâmpadas e rádios ligados se o veículo estiver parado. Essa atitude economiza carga da bateria, aumentando a vida útil do item. Outro ponto de atenção deve ser o reservatório de gasolina dos modelos  flex, movidos a etanol ou gasolina. A falta de gasolina no “tanquinho” aumenta o tempo de partida do motor em temperaturas baixas, forçando a bateria, que pode vir a ter falhas.

2. Ar-condicionado: Com o objetivo de manter o bom funcionamento do sistema de ar-condicionado (mais utilizado mas aquecer e desembaçar os vidros) e também o de preservar a saúde dos passageiros, recomenda-se realizar a higienização e fazer a troca do filtro a cada seis meses. Assim o carro fica livre de impurezas acumuladas no sistema de ventilação. O inverno é um período onde as doenças respiratórias são mais recorrentes e se intensificam. Um dos fatores apontados para o agravamento delas é o uso do ar-condicionado que há muito tempo não passa por limpeza. Se bem higienizado e com filtros em boas condições, o risco de aparecer doenças respiratórias diminui.

3. Pneus: Verifique as condições dos pneus do veículo, como a calibragem e o desgaste das bandas de rodagem. Em algumas regiões do Brasil, o inverno tem umidade elevada e chuvas. Com as vias molhadas e com poças d’água, o carro pode passar por aquaplanagem (quando uma fina camada de água entre a estrada e o pneu faz com que o veículo perca o contato com o solo), que ocorre geralmente em velocidades elevadas. A sensação ao aquaplanar é de ter o carro em linha reta, mesmo virando o volante, sem qualquer controle do condutor. Com o pneu descalibrado ou com sinais de desgaste, o risco de o motorista perder o controle do veículo e provocar um acidente aumenta.

4. Palhetas: Nas regiões onde a chuva é constante, o uso das palhetas é mais frequente. Para garantir boa visibilidade, as palhetas devem estar em boas condições, sem trincas e rachaduras na borracha ou se as extremidades estão cortadas. Essa situação deixa um fio de água durante o movimento da palheta, aumentando o risco do suporte e a estrutura riscarem o vidro.

Para verificar as reais condições das palhetas, faça o teste caseiro: Jogue uma pequena quantidade de água no vidro, e verifique se não ficou manchas ou riscos na superfície. Caso isso ocorra, procure um especialista para analisar a situação e identificar a necessidade de troca ou apenas conserto do braço de sustentação do item.

5. Freios: Somando as situações climáticas da estação (chuva e neblina), a visibilidade do motorista fica prejudicada e exigem mais atenção ao conduzir. Nesses casos, ter os freios em boas condições garante segurança no caso de paradas bruscas. A baixa temperatura não causa mudanças no funcionamento do sistema de freios, mas é importante tê-lo em bom estado. Verificar situação dos discos, pastilhas e fluído de freios são essenciais para que o motorista evite acidentes e tenha uma condução mais segura.

Fonte: Revista Pense Carro

Comentários

Postagens mais visitadas