Fuja da aquaplanagem

A aquaplanagem acontece quando há uma lâmina de água entre a pista e os pneus. As poças se formam em pistas com inclinação desfavorável para o escoamento, asfalto com buracos e irregular. A velocidade do veículo, a quantidade de água sobre a pista e principalmente as condições dos pneus influenciam e podem fazer as rodas dianteiras patinarem, perdendo o contato entre o carro e o solo.

Como prevenir

Aquaplanagem
As más condições dos pneus são a principal causa de aquaplanagem. A manutenção deles deve ser periódica, pois quando desgastados perdem estabilidade e aderência. Alguns planos de seguro de carro cobrem lataria, troca de pára-brisas, vidros, lanternas, faróis e retrovisores, mas os pneus sempre serão sua responsabilidade.

Os pneus devem ser calibrados a cada 15 dias, com a pressão indicada pelo fabricante. A calibragem ajuda a manter o contato do veículo com a pista mesmo em superfícies cobertas de água.
E principalmente, nunca circule com pneus carecas. A ausência dos sulcos para escoar a água facilita a aquaplanagem. Alinhamento e balanceamento em dia também são imprescindíveis para manter o veículo em linha reta.

Como reagir

Em dias chuvosos dirija com prudência. Desacelere devagar antes de entrar em uma poça. Se mesmo assim sentir que perdeu o controle do carro não freie bruscamente, nem acelere, apenas tire o pé do acelerador aos poucos. Não se desespere. Mantenha as mãos firmes no volante, para deixar as rodas retas.
Quando sentir que a aderência dos pneus com a pista está voltando ao normal, vire o volante bem devagar e suavemente para a esquerda e para a direita, para se certificar de que voltou a ter o controle do veículo.

Comentários

Postagens mais visitadas