Melhores duplas do Brasil preparam-se para a abertura do Rally Mitsubishi Cup em Jaguariúna (SP)


Pilotos e navegadores já estão preparados para a primeira etapa da 15ª temporada do Rally Mitsubishi Cup, rali de velocidade da marca dos três diamantes que começa no dia 29 de março, em Jaguariúna (SP). Será a nona vez que a competição chega à cidade paulista, que já tem um lugar especial no coração dos participantes.

“Fazer a abertura da temporada em Jaguariúna tem um gosto especial. É uma das cidades preferidas dos participantes, graças à combinação de trechos de velocidade com áreas muito técnicas e várias mudanças de piso. É uma primeira etapa ideal para a 15ª temporada do Rally Mitsubishi Cup”, explica Corinna Souza Ramos, diretora de Projetos Especiais da Mitsubishi.

A prova será realizada na conhecida Fazenda Meia Lua, mas o trajeto de 34 quilômetros é novamente inédito. O piso pode variar entre estradas de chão duro e trechos com areia. Outro destaque dessa etapa será a visibilidade privilegiada: devido à cana baixa e trechos de plantações de soja, tanto os pilotos como seus convidados terão uma ampla visão de todo o trajeto.

“Por ser uma prova de alta velocidade, podemos esperar disputas acirradas, com diferenças de décimos de segundo”, conta Corinna. “As duplas poderão acelerar fundo os Pajero TR4 e as L200 Triton preparadas para competição.”

Pilotos, navegadores, familiares e convidados terão à disposição um grande lounge montado na própria Fazenda Meia Lua. Projetado para proporcionar momentos de descontração e descanso, o lounge terá ótima visibilidade da largada e de boa parte das três provas do sábado.

Muitas novidades para 2014
A temporada 2014 também é especial por trazer uma série de mudanças que tornará a competição ainda mais acirrada. A primeira delas é o número de provas: serão sete etapas, totalizando 19 provas. Em duas etapas, serão realizadas duas provas de 50 quilômetros, e não três de 30 quilômetros, como no restante do campeonato.

“A ideia é exigir uma postura diferente das duplas”, afirma Guilherme Spinelli, diretor de Competições da Mitsubishi. “Evidente que sempre o mais rápido ganhará, mas como a prova terá quase o dobro de tempo e de quilômetros, esperamos que outras duplas se destaquem”.

Também com o intuito de aumentar ainda mais a competitividade entre os pilotos, está a introdução do redutor de velocidade. Os carros dos três primeiros colocados de cada categoria receberão um restritor de ar para reduzir a potência na etapa seguinte. “Nada que torne a tarefa de ganhar impossível, mas com certeza será mais difícil vencer duas etapas consecutivas”, prevê Guiga.

Para privilegiar as duplas mais regulares, o número de descartes caiu de seis para quarto. O descarte para a última etapa por falta não será mais permitido. Tudo para deixar a Mitsubishi Cup, a competição off-road com maior nível técnico do País, ainda mais equilibrada, disputada e divertida.

Além das mudanças no regulamento, tanto os Pajeros TR4 quanto as L200 Triton receberão um novo ajuste de suspensão. E as L200 Triton ganharão ainda mais fôlego: na categoria ER, o aumento do torque e da potência será de 5%; na RS, que passará a contar com ar-condicionado, a potência vai subir 10% e o torque 8%

Premiação
Os cinco primeiros colocados das categorias Pajero TR4 R, Pajero TR4 ER e Pajero TR4 ER Master recebem, por etapa, prêmios em dinheiro. E os três primeiros das categorias L200 Triton ER e L200 Triton RS recebem troféus.

E para comemorar os 15 anos do campeonato, foi criado o troféu para a melhor dupla da competição de todas as categorias durante a temporada. A dupla que conseguir completar todas as provas (sem quebrar, bater ou faltar) e somar o maior número de pontos, independente da categoria, ganhará uma viagem incrível para o Atacama, no Chile, com hospedagem no Explora, um dos mais exclusivos hotéis do mundo.
Além disso, também serão premiados o melhor piloto estreante e, pela primeira vez, o melhor piloto acima de 45 anos.

Rally Mitsubishi Cup – Calendário 2014*
1ª Etapa – 29/mar – Jaguariúna /SP
2ª Etapa – 26/abr – Mafra/SC
3ª Etapa – 31/mai – Guarapuava/PR
4ª Etapa – 26/jul – Analândia/SP
5ª Etapa – 13/set – Indaiatuba/SP
6ª Etapa – 11/out – Jaguariúna/SP
7ª Etapa – 8/nov – Mogi Guaçu/SP
* Calendário sujeito a alterações.

Comentários

Postagens mais visitadas