Um executivo como poucos no Nordeste


Esta semana, entrevistamos um dos executivos mais qualificados do segmento automotivo do Nordeste, que tem uma visão de mercado como poucos, Paulo Campos (Paulinho), 43 anos, potiguar, que acaba de trocar a Natal Veículos (Chevrolet) pela “Top Car” (Mitsubishi). Perde a Chevrolet, ganha a Mitsubishi. Parabéns ao corpo diretivo da Top Car pela oportuna e inteligente contratação.

Paulo Campos tem se notabilizado na Região Nordeste pelo seu espírito empreendedor e pela sua elevada capacidade de liderar pessoas (Foto: Fernando Siqueira/ Tribuna do Norte)

O que o fez aceitar um novo desafio?
Sempre comparo a área de vendas de uma “concessionária” com um time de futebol, que nem sempre avalia, valoriza e faz justiça aos seus profissionais.  O presidente (titular da empresa), o diretor de Futebol (diretor  comercial), o técnico (executivo de vendas), o jogador (vendedor). À guisa de exemplo, vejamos o excelente trabalho realizado pelo treinador “Titi” nos últimos 3 anos no Corinthians: campeão paulista, campeão brasileiro, campeão da Recopa Sul-Americana, campeão da Copa Libertadores das Américas e campeão Mundial de Clubes. Terminou sendo afastado do clube. Incrível!  É uma característica do futebol brasileiro e também do mercado local das concessionárias de veículos, nos quais as mudanças se processam frequentemente e, muitas vezes, sem o menor critério. No maior mercado de  futebol do mundo (Europa) isso não teria acontecido com o “Titi”.   

O que você quer dizer com essa comparação?  
O mercado automotivo brasileiro vem passando por um período de transição. Hoje, a maioria dos jovens dirigentes, quer resultados imediatos, muitas vezes sem um planejamento a longo prazo. Para formar um vendedor ou um gerente de vendas leva-se, no mínimo, quatro anos. Investir em profissionais é um dos pontos mais importantes de uma empresa. O seu setor de RH (Recursos Humanos) é tão importante quanto o comercial que, muitas vezes, é considerado em segundo plano pelas concessionárias. Um “RH” bem estruturado, voltado à satisfação dos  funcionários faz a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa, mas poucos executivos percebem essa realidade. É preciso lembrar que as pessoas  fazem a diferença e não somente os processos. Um “colaborador” que trabalha feliz e com prazer, rende muito mais do que aquele que trabalha pelo salário ou sob uma pressão exacerbada. É imprescindível, que o empresário moderno perceba que dinheiro e cargo não são tudo que as pessoas esperam de uma empresa, e sim condições de trabalho, avaliação, estímulo, motivação e planejamento a curto, médio e longo prazos. O excelente ambiente de trabalho faz com que a empresa bata suas metas com mais facilidade, pois todos os desafios são tratados como possíveis. Todo funcionário que trabalha feliz em um ambiente salutar atende o cliente com muito mais prazer, e hoje o cliente percebe e valoriza muito o atendimento. No mundo moderno, não há mais espaço para diretores que tratam os subalternos com grito, coação, ameaça, humilhando-os, tentando, assim, obter resultados ou ganhar respeito do conselho diretor da empresa. Esse tipo de gestão ou comportamento faz a empresa ser apenas mais uma no mercado. Na Top Car Mitsubishi é diferente, é visível a satisfação de todos e é muito gratificante observar a alegria de cada funcionário. A satisfação de trabalhar na Top Car é impressionante: a diretoria reforçou a importância do ambiente de trabalho; o “RH” está estruturando cada setor, com foco na satisfação dos funcionários. É impressionante ver o cuidado da empresa com seus colaboradores. 

Quais as metas da Top Car?
A diretoria tem uma visão muito clara do que quer fazer, e promove  mudanças necessárias. Os desafios são muitos, mas o principal objetivo da empresa é melhorar cada vez mais a satisfação dos seus clientes. Temos um planejamento de vendas audacioso: aumentar  em 20% o volume de comercialização de veículos novos e seminovos em 2014, ampliando, assim, o Market share (participação do mercado) da Mitsubishi em Natal.

No que concerne às obras de cimento, pedra e cal, a Top Car está reformando seu show room, inclusive climatizando-o. Na parte de processos, está refazendo alguns pontos e adotando outros. Está implantando a modalidade mega venda e o setor de facilidades ao cliente e reativando o setor de seminovos, agora com foco em veículos de nicho específico.

Qual a vantagem dessas mudanças para os clientes?
Todas as mudanças são voltadas exclusivamente para os clientes, trazendo mais conforto e facilidade na decisão de compra. Estamos trabalhando forte no sentido de deixá-los ainda mais satisfeitos com as negociações. Reforçamos a equipe de vendas, contratando e remanejando funcionários de outros setores da concessionária. Hoje, temos condições de atender clientes em cinco idiomas diferentes  (português, inglês, francês, espanhol e italiano). Todas essas mudanças visam a preparar a concessionária para um atendimento cada vez mais diferenciado à sua clientela. 

Quais são suas expectativas para 2014?
Teremos dificuldades, pois vamos concorrer  com a Copa do Mundo de Futebol e as eleições. Para a Top Car Mitsubishi será um ano de mudanças e superação. 

Como vê a conjuntura automotiva?
Até recentemente, o que importava às conjunturas nacional e local era vender, vender e vender. O cliente era colocado em segundo plano, pois o mercado estava tão aquecido, que poucas marcas  e suas respectivas redes de concessionárias “viam” o cliente como prioridade. 

Hoje, o País está experimentando uma  mudança muito importante: há, da parte do cliente, uma  procura pela excelência no seu atendimento. Por outro lado, várias marcas de automóveis disputam o mercado brasileiro, transformando-o de comprador em vendedor, exigindo das concessionárias uma mudança radical de postura (mais profissionalismo, com âncora na melhor qualificação de seus executivos e colaboradores). Além disso, a concorrência aumentou, exigindo mais produtos,  melhor qualidade dos mesmos, melhorias contínuas,  inovação e elevado custo-benefício. É imprescindível  que eles estejam conectados com a necessidade dos clientes através, entre outras coisas, da adoção de novos processos. 

Paralelamente, o Inovar-Auto inaugura um novo ciclo tecnológico de desenvolvimento da produção e dos próprios veículos, baseando-se em quatro vetores: eficiência energética dos veículos;  adensamento da cadeia produtiva nacional; obrigatoriedade de investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação; e obrigatoriedade de investimentos em engenharia automotiva. São metas que vão exigir intensos investimentos das empresas em pesquisa e desenvolvimento de materiais, tecnologias e novos produtos. A Mitsubishi está modificando sua fábrica para ingressar em um novo patamar de eficiência que se propagará por toda a cadeia produtiva da marca. Os motores dos seus carros estão mais eficientes, econômicos e confiáveis. Também temos, hoje, um dos menores custos de revisão. A maior parte dos veículos da Mitsubishi vem com o selo do IMETRO.

Quais são os produtos mais importantes da Mitsubishi?
Todos, pois o mix de produtos da Mitsubishi está renovado e muito bem posicionado em relação aos seus concorrentes. Tanto assim, que temos  na Top Car Mitsubishi quatro modelos com “fila de espera”, a saber: ASX, agora fabricado no Brasil e consolidado como grande sucesso; o Outlander Full Pack; Pajero TR4 4X4 Automático e 4X2 Automático, além do Pajero Full Diesel.
Além disso, temos o novo Pajero Dakar, com 7 lugares e um novo nível de acabamento interno; a consolidada pick-up L200 Triton, com um motor mais forte e mais silencioso e com uma suspenção renovada, deixando-a mais equilibrada; o automóvel Lancer, esportivo que chega à sua 9ª- geração, excelente opção de sedã. E, para completar, o  Pajero Full Diesel que, atualmente, tem preço sugerido de R$ 209.990,00, altamente competitivo, pois não há no mercado nacional (no segmento diesel) nenhum similar com o seu nível de desempenho, acabamento, conforto, qualidade e custo-benefício.

Concluindo, entendo que 2014 será um ano de mudanças na Mitsubishi do Brasil, na Top Car e nos  mercados automotivos  local e brasileiro.

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