Catarinense vai competir no Rally Dakar

Equipe Mitsubishi Petrobras :: Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (Foto: Alexandre Socci / Mitsubishi)

Dois sonhos mexem com a imaginação de garotos e até homens adultos: ser jogador de futebol ou piloto de corrida. Para um catarinense, a segunda fantasia se tornou realidade e agora ele está prestes a disputar o Rally Dakar 2014, uma das mais tradicionais e perigosas provas de automobilismo do mundo.

O empresário lageano Gustavo Gugelmin, 31 anos, iniciou a carreira aos oito, quando começou a correr no kart. Aos 15, tentou ingressar na categoria Fórmula, mas a alta estatura o impediu de se acomodar no cockpit e ele migrou para as provas de rali de regularidade e velocidade. Por ser ainda menor de idade, no entanto, atuou apenas como navegador, o responsável pela condução do piloto.

Gugelmin se destacou nas pistas de terra e chão batido e, aos 29, começou a pilotar. Em 2011, conquistou a Mitsubishi Cup na categoria TR4. 

Um ano depois, foi convidado para ser navegador do paulista Reinaldo Varela no Mundial de Rali e também foi campeão. A experiência aliada ao conhecimento do sistema de navegação do Mundial fez Gugelmin ser convidado a ser o companheiro de Varela no Dakar, de 5 a 18 de janeiro, pela equipe Mitsubishi Petrobrás.

O navegador será o único catarinense no rali, depois que o piloto Ike Klaumann, de Rio Negrinho, desistiu para se recuperar de lesões após uma prova em novembro. 

Além do Mundial de 2012, o lageano se preparou nas areias de Dubai e nas pedras do Catar. No Brasil, as dunas dos Lençóis Maranhenses também foram palco de treinos, para aprimorar técnicas para desatolar o carro.

Para Gugelmin, as dunas são os piores obstáculos do rali. A competição ocorrerá na Bolívia, Argentina e Chile, onde o comboio precisa superar gigantescas dunas com dois quilômetros de altura.

- A areia que encontraremos no rali é tão fina que parece um talco - disse. 

Outro fantasma que rondará a dupla será o calor de até 50 graus Celsius e o risco constante de desidratação, uma vez que ficarão até 10 horas no carro, e podem perder até três quilos em um único dia.

- Estou preparado psicologicamente e fisicamente. Em uma prova dessa você bebe até cinco litros de água por dia. O sono é imprevisível e, na melhor das hipóteses, conseguirei dormir por seis horas - afirmou Gugelmin, que em fevereiro disputa uma prova na neve da Rússia.

Rally Dakar

- Largada: Rosário, na Argentina, 5 de janeiro de 2014

- Chegada: Valparaíso, no Chile, 18 de janeiro de 2014

- Total de etapas: 13 (uma por dia)

- Quilometragem total: 9.374 (média de 721 por dia)

- Etapa mais longa: 5ª etapa (9 de janeiro), de Chilecito a Tucumán, na Argentina, com 911 km

- Etapa mais curta: 9ª etapa (14 de janeiro), de Calama a Iquique, no Chile, com 451 km

- Categorias: motos, quadriciclos, carros e caminhões

- Competidores: 800

- Países representados: 50

Equipe Mitsubishi Brasil

- Reinaldo Varela (SP) e Gustavo Gugelmin (SC) - carros - equipe Mitsubishi Petrobras

- Guilherme Spinelli (RJ) e Youssef Haddad (SP) - carros - equipe Mitsubishi Petrobras)

Fonte: Diário Catarinense

Comentários

Postagens mais visitadas