Veja como preparar seu carro para as viagens de fim de ano


As tão esperadas férias e feriados de fim de ano estão chegando! E quem vai viajar de carro precisa garantir uma viagem tranqüila, confortável e segura, por isso é bom já começar os preparativos, como revisão mecânica do veículo, documentação, cronograma e dicas práticas.

Revisão do veículo 
Ela deve ser feita com pelo menos 20 dias de antecedência. O ideal é que se cuide da troca de óleo, balanceamento, alinhamento e mecânica geral. 

Troca de óleo - Troque o óleo do motor (prefira óleo sintético para 10.000 Km), complete o óleo dos freios, troque ou complete o líquido de arrefecimento (não esqueça do aditivo), complete o óleo da direção hidráulica, troque os filtros (ar e combustível) e complete o reservatório do limpador de pára-brisas. 

Balanceamento e alinhamento - Além disso, faça a revisão dos pneus, dos itens de segurança (airbag, cinto de segurança, extintores), dos freios, da suspensão e do escapamento. Observe se também é necessária a troca das paletas e de bateria.

Mecânica geral - Quando o carro chegar ao mecânico, os problemas mais simples já foram resolvidos cabendo ao mecânico a revisão dos itens mais complexos como motor, parte elétrica, injeção e freios.

Após concluir a revisão, lembre-se de verificar a instalação dos acessórios do carro, como suporte de bicicleta, GPS e cadeira de bebê. Dê preferência ao suporte de bicicleta de teto. Se usar o suporte de traseira verifique se não está cobrindo a placa do carro, isso dá multa. Vá a um centro de emplacamento do DETRAN e peça mais uma placa do seu carro. Fixe na bike de forma que fique bem visível.

Quanto aos GPS automotivos faça a atualização dos mapas. Esta medida é muito importante para você seguir corretamente os endereços do seu passeio.

As cadeiras de bebê devem estar corretamente instaladas. Utilize marcas autorizadas.
Feita a revisão e preparação dos acessórios do veículo, foque a atenção para a documentação da viagem. Verifique a CNH dos motoristas, licenciamento e seguro do carro. Todos devem estar dentro do prazo de validade. O ideal é manter no carro uma pasta com cópia dos documentos da família junto com documentos do plano de saúde, receita médica, carteira de vacinação, passaportes e informações médicas (cardiopatas, alergias e outros).

Cronograma da viagem 
É importante fazer um cronograma completo da viagem. Comece pelo caminho que vai seguir, condições das estradas, pedágios e locais de parada para descanso e refeições.
Procure chegar próximo ao horário do seu check in na pousada ou hotel. Se tiver mais de um motorista na família faça um revezamento para que não haja um motorista muito cansado. Lembre-se que a segurança está em primeiro lugar. Não tente fazer médias altas, pois isso atenta contra a segurança da família.

Antes de começar a viagem lembre-se dos ajustes dos cintos de segurança. Todos os ocupantes ddo carro devem usar o cinto, por isso não esqueça de ajustá-los adequadamente para cada um. Você não vai perder mais que dois minutos nessa operação.

Uma dica: CDs e DVs são ótimos para entreter a família no trânsito.

É interessante usar roupas leves e levar um cooler ou isopor pequeno para levar lanches rápidos e água. Uma boa dica de lanche de viagem é pão de forma com peito de peru e queijo branco. Frutas também são excelentes. A hidratação da família é muito importante, principalmente se estiver com o ar-condicionado ligado.

Fonte: Yahoo

Comentários

Postagens mais visitadas