Vai pegar a estrada no final do ano? Confira algumas dicas antes de viajar


Final do ano chegando e você já está de malas prontas para pegar a estrada. Porém, há uma série de itens a serem checados antes de sair. Alguns deles podem até render uma multa se não estiverem em dia. E não esqueça dos documentos em ordem, seus e os do carro. Confira o que precisa ser visto antes de encarar as férias de verão.

Nível do óleo

Mesmo com motores modernos, é comum que o carro consuma um pouco de óleo com o uso. Cheque o nível antes de sair para evitar uma lubrificação precária do propulsor, que pode provocar uma quebra indesejada e estragar a viagem.

Nível de água

Para evitar que o arrefecimento do motor seja ineficiente, ainda mais nos dias quentes de verão, verifique o nível da água do radiador no reservatório. Você não vai querer ser mais um daqueles motoristas parados no acostamento com o carro fervido, vai?

Limpador de para-brisa

A borracha do limpador de para-brisas pode ressecar com o tempo. Se o do seu carro deixa trilhas no vidro ou se parece mais espalhar a água do que limpar de fato, está na hora de trocar a peça. Confira também o nível da água do lavador do para-brisas.

Luzes e lanternas

Primeiro item que pode lhe render uma multa se não estiverem em ordem, todas as lâmpadas externas do carro devem estar funcionando. Confira se as lanternas, faróis, piscas e luzes de freio estão acendendo. Se não, efetue a troca. Fique atento, pois alguns carros podem ter mais de uma lâmpada para cumprir uma função.

Fluído de freio

O nível do fluído de freio também tem que ser checado. Se ele está baixo, ou carro tem um vazamento, ou as pastilhas de freio precisam ser trocadas, pois o sistema é selado. Nunca se deve completar o reservatório.

Ar-condicionado

Não só pelo conforto. O ar-condicionado do seu carro também serve para desembaçar os vidros, o que é muito comum quando chove. Se o seu demora para resfriar ou solta odores quando é ligado, é bom checar se está tudo bem antes de sair.

Estado dos pneus

Pneu é um produto com prazo de validade, geralmente de quatro anos. Se a borracha apresenta alguns rachados, já está ressecada e o pneu precisa ser trocado. Há também uma indicação de desgaste, chamado de TWI, Trade Wear Indication, que é uma saliência dentro dos sulcos para indicar a hora de trocar o pneu. Se a banda de rodagem estiver no mesmo nível da indicação, também está na hora e efetuar a troca. Um pneu com pouco sulco pode aquaplanar em pisos molhados e render uma multa se a polícia te parar na estrada.

Calibragem dos pneus

O ideal é calibrar os pneus uma vez por semana. Se estiverem murchos, podem alterar o comportamento do carro e estragar as rodas se você passar num buraco, ainda mais com o veículo carregado. Falando nisso, é normal que a calibragem seja diferente se o carro estiver cheio. Confira qual é a correta nos adesivos nas portas ou no manual do proprietário. E não se esqueça de calibrar o estepe também. Você não vai querer descobrir que ele está murcho só quando precisar dele.

Itens de segurança

A legislação pede e todos os carros devem ter além do estepe, triângulo de sinalização e extintor de incêndio. No caso do último é preciso checar se a pressão está ok no manômetro que fica no topo e se a peça está dentro do prazo de validade. Sair com algum desses itens faltando é arriscar levar uma multa.

Manual do proprietário

Se ocorrer algum problema na estrada, o manual do proprietários é a melhor chance de se conseguir sair da enrascada. Nele você encontra todas as instruções para as manutenções que foram citadas, assim como a lista de fusíveis mostrando o que cada um faz e quais podem ser substituídos. Tenha ele sempre em mãos.

Fonte: iCarros

Comentários

Postagens mais visitadas