Rally dos Sertões: Spinelli em busca da quinta conquista


A 21ª edição do Rally dos Sertões começa no próximo dia 25, na cidade de Goiânia (GO). Nesta segunda-feira (22) a reportagem da Racing conversou com Guilherme Spinelli, o "Guiga", tetracampeão da prova e um dos favoritos a vitória em 2013. O piloto carioca terá o experiente Youssef Haddad ao seu lado como navegador.

Guiga iniciou a entrevista falando um pouco sobre os testes com o Mitsubishi ASX, bólido que ele usará na disputa dos Sertões. "O carro chegou há pouco no Brasil, então nós não tivemos muito tempo disponível. Aproveitamos a oportunidade para mexer um pouco nas regulagens e entender melhor o comportamento do carro em estrada de terra".

Neste ano, o Rally dos Sertões terá um novo percurso que totaliza 4.115 km. A prova estará concentrada nos estados de Goiás e Tocantins, fato que anima o piloto do Rio de Janeiro. "O Rally dos Sertões tradicionalmente passou por esses estados, então nós conseguimos ter uma ideia do tipo de região que o rali irá passar e consequentemente que tipo de estradas que nós iremos encontrar".

Guiga, entretanto, reconheceu as dificuldades que poderão ser apresentadas ao longo da competição. "Acho que vai ser um roteiro, como de costume, bem exigente. Com certeza iremos encontrar trecho de trial, muita pedra, algumas situações de subida e descida de serra, além de muitas estradas de fazenda com curva de nível".

Em 2013, Spinelli disputará o Rally dos Sertões pela 13ª vez e confia em sua experiência para garantir um bom resultado na prova. "Experiência é sempre importante, quanta mais melhor, mas nem por isso eu vou deixar de estar o máximo concentrado e focado, pois sem dúvida nenhuma em uma competição como os Sertões todos os detalhes são importantes".

Para ganhar a prova pela quinta vez na carreira, Guiga acredita em uma combinação entre velocidade, cuidado com o equipamento e atenção ao desgaste físico da dupla. "Acho que o grande diferencial das provas longas é justamente saber dosar o ritmo para andar o mais rápido possível. Não gastar muitas fichas no início para não faltar no final".

Spinelli aproveitou para ressaltar a importância do navegador Youssef Haddad. “O navegador sem dúvida é tão importante quanto o piloto. Tenho um grande diferencial dentro do carro com o Youssef, pois além de excelente navegador, ele também é um experiente engenheiro mecânico e tem um conhecimento pleno sobre a parte mecânica do carro."

Perguntado se tem alguma superstição antes de iniciar o Rally dos Sertões, Guiga foi enfático. "Não. Já até tive, mas hoje em dia não. Minha grande superstição é justamente uma boa preparação, concentração máxima durante a prova e muito pensamento positivo para as coisas correrem bem".

Fonte: Revista Racing

Comentários

Postagens mais visitadas