Para não ficar atolado na duna


Antes de encarar uma trilha seja na praia ou no sertão, é bom ouvir especialistas para não perder o fim de semana

"Tinha tudo para ser um fim de semana maravilhoso, mas ficamos pelo meio do caminho". Quem relata é a empresária Ana Albuquerque. Ela e um grupo de amigas resolveram ir até a praia de Jericoacoara, a 294 Km de Fortaleza, desfrutar do paraíso mundialmente conhecido. Porém, ao chegar em Jijoca, o passeio começou a desmoronar. "Ao chegar em Jijoca e sem conhecer o caminho levamos um guia que nos deu orientação. Ele nos cobrou R$ 100,00 para nos levar até Jericoacoara. Não concordamos! Mesmo assim, aceitamos os seus conselhos que era de secar os pneus um pouco para não correr o risco de atolar mais na frente", lembra a empresária. Foi então que o passeio virou pesadelo. "Ao partir, quando estávamos em uma estrada de areia, o carro atolou. Para desespero nosso, os quatro pneus inexplicavelmente estavam todos secos. Diferentemente quando o deixamos no momento da partida. Poucos esvaziados, mas não secos totalmente", completou desapontada.

As praias são locais ideais para praticar um rali de passeio, mas sempre respeitando os limites da natureza. No entanto, é necessário ficar atento nas dicas de profissionais. Informações de pessoas inexperientes podem custar caro Foto: divulgação

De acordo com o especialista em off-road Arlen Assef, que há anos organiza trilhas em todo o Nordeste brasileiro, afirma que erros do tipo são comuns para motoristas de primeira viagem e que não conhecem as técnicas de trilhas, até a medida certa de secar os pneus. "Nada contra os guias. Mas ao chegar em trilhas de difícil acesso, procure se informar antes com profissionais credenciados. Conheça antes como faz para chegar ao destino com segurança e procure pegar informações no lugar com especialistas", disse Arlen Assef.

Dicas

Para não ter dor de cabeça durante a viagem e não voltar no meio do caminho, Arlen Assef, fornece dicas básicas que ajudarão a desfrutar por completo o passeio.

Segundo Arlen, uma semana antes de cair na estrada, faça uma revisão completa no 4x4. "Cheque a parte elétrica, pneus, correias e não esqueça de levar o compressor portátil para dar a pressão correta nos pneus durante a travessia. Por isso, sem a medição correta, há que esvazia muito além da conta, como ocorreu".

Atolou! Que devo fazer?

Mesmo seguindo todas as dicas do Arlen Assef e tiver o azar de atolar não se desespere. De acordo com a maioria de especialistas automotivos de 4 x 4 dão dicas que o ajudarão a sair literalmente do buraco. A primeira é que tenha calma. Não continue acelerando. Isso pode atolar ainda mais o carro nas dunas. Baixe a calibragem dos pneus para aumentar a área de contato. Tente pegar uma madeira para calçar o macaco. Se estiver acompanhado empurre o carro. Com essa ajuda, a saída é só questão de tempo.

Fonte: Diário do Nordeste

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