Tanque na reserva - O que isso pode causar



Algumas pessoas tem aquele velho habito de deixar o combustível na reserva. Algumas por motivos financeiros, outras por esquecimento ou preguiça de ir ao posto mais próximo. Mas será que é prejudicial andar com o tanque na reserva? Vamos ver algumas respostas mais abaixo.

Ao andar com o tanque na reserva, os riscos de problemas futuros são grandes. Começando pela sujeira que fica acumulada no fundo do tanque de combustível e é levada pelos dutos de combustível até a bomba. Até ai, o prejuízo só está começando a aparecer, pois com o tempo, a bomba de combustível poderá travar. Apesar de ser previsto no projeto original do veiculo, a bomba de gasolina tem a sua refrigeração com o próprio combustível que passa por ela, logo, se a quantidade é diminuída, temos o risco da queima da bomba.

Depois disso, temos o filtro de combustível, onde haverá a necessidade de troca maior que o habitual. Ainda tem os bicos injetores, que ficaram encrustados com a sujeira trazida do tanque de combustível na reserva, ocasionando as falhas e a perda de potência do motor. Ai vem os gastos com limpeza dos bicos injetores, o que já não é tão barato. Nos casos de carros com carburador, pode ocorrer o entupimento das agulhas, dificultando a passagem de combustível. Com isso, ocorre a queima irregular e a carbonização das partes do motor, onde é necessário também a descarbonização dessas partes.

Voltando para o tanque de combustível, também podemos citar a corrosão de partes do tanque onde não há contato com o combustível. Algumas pessoas citam a evaporação do combustível, que pode ocorrer em maior quantidade quanto o tanque esta na reserva. Isso pode acontecer somente em alguns casos, mais precisamente em carros antigos, pois em modelos novos, o canister tem a função de levar esses gases de evaporação direto para o motor, assim evitando o desperdício de combustível.

Segundo especialistas e fabricantes, o ideal é andar com o tanque em até um quarto. Assim você evita todos esse problemas, alem de não ficar parado em qualquer lugar sem combustível. Por fim, andar com o tanque na reserva pode sim ser muito prejudicial para o seu carro e para o seu bolso. Tente adquirir o habito de não deixar o nível do combustível chegar na reserva. Uma boa dica é se educar no ponto de que quando chegar próximo à um quarto (1/4), correr para o posto e abastecer, independente de completar o tanque ou não.

Sujeito a multa

No artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro consta que ter o veículo imobilizado na via por falta de combustível é infração média com 4 pontos na carteira. Além disso, o custo da multa é de R$ 85,13. A medida administrativa é remoção do veículo.

Comentários

Postagens mais visitadas