O que verificar no carro antes de viajar



Já ta pensando em como vai curtir esse feriadão, não é mesmo? Para nós, MitAventureiros, pegar estrada é melhor parte da viagem, porém é importante verificar alguns itens antes de por o pé na estrada.

Renato Romio, engenheiro mecânico do instituto Mauá de Tecnologia diz que “Os pontos mais importantes para se verificar no carro são aqueles que possam fazer com que você pare na estrada, o que é muito perigoso.”.  De uma olhada na lista abaixo e veja no que você precisa prestar atenção no seu carango.

Pneus
Antes de tudo, checar as condições dos pneus é o mais importante. Toda aderência se deve a ele. Pneus carecas são facilmente reconhecidos, eles são praticamente lisos e suas marcações já foram ultrapassadas. Não se esqueça de calibrar os quatros pneus de acordo com a recomendação do fabricante. Dar uma olhada no estepe é essencial, ele também precisa estar em boas condições caso haja alguma emergência e precise ser utilizado.

Água do radiador
É o radiador que refrigera o motor, impedindo que o mesmo superaqueça e faça você parar no meio da estrada. Por isso, o reservatório de água precisa estar sempre no nível recomendado, para que o carro não superaqueça. Caso a água tenha cor de ferrugem fique atento, esse não é um bom sinal, pois o radiador não vai funcionar direito. É fundamental usar aditivo na proporção recomendada no manual do veículo.

Óleo
Outro item importante é checar o nível do óleo do seu carro. Como é ele que lubrifica todos os componentes vitais, é de extrema importância que o fluído esteja no nível indicado para que você não passe por sustos e que seu carro não sofra danos graves por falta de lubrificação. Trocar o óleo só é necessário caso a quilometragem indicada pela fabricante esteja perto de ser alcançada.

Freios
Engana-se quem acha que cuidar dos freios é simplesmente trocar as pastilhas. É muito importante ficar de olho no fluído de freio, que é quem faz com que as pastilhas entrem em contato com o disco e pare o carro. Nem é preciso dizer por que um freio em bom funcionamento é importante. Imagina descer a serra e não ter freio para parar?

Borrifador e palhetas
Se por acaso alguma sujeira mais pesada cair no seu para-brisa sua visão pode ficar bloqueada. Se o reservatório do borrifador estiver vazio e se suas palhetas não estiverem em bom estado você terá que parar no acostamento parar tirar essa sujeira.

Fonte: UOL Carros

Comentários

Postagens mais visitadas