Criança segura na cadeirinha



Todo bom pai ou mãe jamais deve levar os filhos no carro sem a devida proteção, mesmo em trajetos curtos. Afinal de contas, acidentes de trânsito são a maior causa de morte entre crianças até 14 anos. Se isso não bastar, a resolução 277/08 do Contran determina que se fiscalize se os menores de 10 anos estão sendo transportados corretamente. Em caso de infração, são 191,54 reais de multa, 7 pontos na carteira e a apreensão do carro.

Segundo a ONG Criança Segura, uma criança no carro sentada no banco traseiro, com até 25 kg numa batida de carro a 50 km/h, poderá sofrer danos comparáveis a uma queda do terceiro andar de um prédio. Com o uso da cadeirinha e sua utilização correta as estatísticas são reduzidas em até 70%.A Lei da Cadeirinha tem como objetivo de reduzir os dados do Ministério da Saúde em que os acidentes de carro representam a terceira causa de morte entre crianças de zero a nove anos.

Previna acidentes

Hoje há diversas cadeirinhas disponíveis, então atenção às dicas: veja se possui o selo do Inmetro, cinto de segurança, estofamento e correia (parte que prenderá no veículo).

O modelo escolhido deverá ser compatível com a altura e o peso do seu filho. Siga as instruções da cadeirinha e não haverá erro. Saber que o seu filho estará seguro é um bom motivo para se adequar à nova rotina.

Saiba mais sobre a divisão da cadeirinha por faixa etária e peso:

Bebês até um ano (ou até 9 e 13 quilos dependendo da marca): devem ser transportados no bebê conforto ou conversível no banco traseiro com leve inclinação e de costas para o motorista.
De 1 a 4 anos (ou crianças entre 9 e 18 quilos): deve-se usar as cadeirinhas no banco traseiro, na posição vertical e de frente para o motorista.
De 4 a 10 (ou crianças entre 18 e 36 quilos): devem sentar no assento de elevação ou "booster" no banco traseiro com cinto de segurança de três pontas.

Comentários

Postagens mais visitadas