Gestação X trânsito: até quando dirigir?



A maioria dos médicos não proíbe que mulheres grávidas dirijam, mas questiona-se até quando dirigir é seguro. Não há unanimidade entre os médicos. Alguns delas devem dirigir até quando se sentirem bem.

Outros dizem que existe um tempo limite, mas esse tempo varia de médico patra médico. Afinal, até quando gestantes podem dirigir com segurança?

O Código de Trânsito Brasileiro não proíbe a grávida de dirigir, entretanto existem alguns riscos. Sobretudo no primeiro trimestre de gravidez, quando os enjôos e as tonturas são muito frequentes. Mas, às vezes dirigir pode ser uma necessidade.

Próximo do final da gestação, devido ao aumento do útero e do abdome, dirigir fica mais difícil, mais incômodo para as mulheres. O que os médicos não recomendam é guiar após 36 semanas de gestação. No entanto, se não há queixa da futura mãe, não há por que abandonar o volante.

Mas é evidente que há medidas a serem tomadas para garantir toda a segurança, tanto da mãe quanto do bebê. Com elas, a gestante pode dirigir com tranquilidade. O banco da motorista precisa ficar o mais distante possível do volante, sem que isso prejudique a dirigibilidade e o acesso aos pedais. Assim, mesmo que o airbag seja acionado, a gestante não passará por nenhum problema.



Concomitantemente, ela deve fazer uso do cinto de segurança de três pontos com a faixa subabdominal colocada abaixo da protuberância abdominal, ao longo dos quadris e na parte superior das coxas. O correto é que essa faixa cruze o meio do ombro passando entre os seios e na parte lateral do abdome, nunca sobre o útero. Dessa maneira, o cinto de segurança continua protegendo e fica confortável para a mulher que está grávida.

Se possível, o estresse no trânsito deve ser evitado. Ele é ruim para qualquer pessoa, inclusive para as gestantes. Também é costume não recomendar viagens muito longas. Se encarar a estrada é inevitável, o ideal é fazer mais pausas durante o trajeto, usar meias elásticas para evitar o inchaço e hidratar-se sempre. Tomando todas essas precauções, a grávida pode continuar dirigindo com tranquilidade até a 36ª semana.

Leve em conta seu estilo de vida, seu cotidiano, sua saúde física e emocional e combine com o obstetra até quando você ficará atrás do volante. E lembre-se que pegar caronas com parentes e amigos ou pegar um táxi podem ser boas opções nos meses finais. Além de não passar pelo estresse de dirigir no trânsito, caso more em uma capital, você vai descobrir que ir e vir sem pensar no carro pode ser bastante cômodo.

Comentários

Postagens mais visitadas