Atleta Mit é a brasileira mais jovem a chegar ao topo do Monte Everest
Atleta Karina Oliani no alto do Everest |
A Atleta Mitsubishi Karina Oliani é a brasileira mais jovem a subir no Monte Everest. O feito aconteceu na manhã do último dia 17 de maio e foi o resultado de uma expedição com duração de 55 dias. Subir na maior montanha do mundo sempre foi o sonho de Karina, de 35 anos. Esteve no Nepal pela 1ª vez em 2009, gravando seus programa do Multishow, o Extremos. Mas tudo realmente começou em 2010, quando a médica e atleta foi contratada para participar da equipe de Dick Bass (primeiro homem a escalar as 7 maiores montanhas do mundo) prestando assistência aos escaladores americanos no acampamento base do Everest.
A Montanha do Everest se encontra na Ásia, tem 8.848 metros e já tirou a vida de mais de 230 pessoas desde que foi escalada pela primeira vez.
Após 3 anos tentando viabilizar financeiramente sua expedição, ela finalmente consegue realizar o seu sonho. Juntamente com o cinegrafista americano Scott Simper e mais dois Sherpas, nativos da região dos Himalaias Pemba e Mingmar, a montanhista deu início a sua escalada que contou com diversos imprevistos. Dentre eles, temperaturas a -40 graus com ventos a mais de 100km/h que a obrigou em abrir mão de metade da equipe, e passar quase 2 dias na Zona da Morte, local onde normalmente os alpinistas ficam apenas algumas horas.
Esta é a segunda vez que sobre pelo monte monte pela segunda vez. A primeira foi em 2013, pela face Sul (Nepal). Nesta expedição, a subida foi pela face norte (Tibet).
Natural de São Paulo, ela é conhecida por fazer inúmeros esportes. Já praticou, ou ainda pratica, muitos outros esportes, entre eles escalada em rocha, motocross, canoagem, stand-up paddle, rapel, hipismo, surf, corridas de orientação, kitesurf, sandboard, esqui aquático, esqui alpino, snowboard, montanhismo, asa-delta, paraquedismo e bungee jump.
Ainda é piloto privado de helicóptero e tem licença da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
Além dos esportes, ela é formada em Medicina e viajou para os Estados Unidos para se especializar em uma área médica até então desconhecida no nosso país e que tinha tudo a ver com o que ela sempre amou: Wilderness Medicine. Hoje, Karina é a única médica da América Latina a ter o título de especialista em medicina de emergência e resgate em áreas remotas.
Em 2007, fundou, juntamente com seu sócio, a Medicina da Aventura, entidade médica da qual hoje é a presidente e que tem como principal objetivo divulgar e fortalecer este novo conceito médico no Brasil. Nos anos seguintes, Karina dedicou-se também a produzir, dirigir e apresentar seus programas, criando, em 2009, sua própria produtora, a Pitaya Filmes.
Oliani desde 2015 é atleta Mitsubishi.
Comentários
Postar um comentário