Veja dicas para evitar transtornos ao estacionar o carro na garagem


Vagas apertadas, disputa por espaço... garagem muitas vezes é sinônimo de transtorno e até briga nos prédios. Ouvimos instrutores de direção e lista algumas dicas para facilitar a vida dos motoristas; veja abaixo.


Estacionar de frente ou de ré?

Depende da situação, mas a melhor forma de entrar em uma vaga, seja de shopping ou em garagens residenciais é de ré, dizem os especialistas.

“Estacionar de ré permite ao motorista um maior esterçamento das rodas, o que facilita a manobra”, afirma Roberto Manzini, piloto, especialista em segurança viária e membro do Conselho Estadual para Diminuição de Acidentes de Trânsito e Transporte de São Paulo.

Além da facilidade, a manobra também dá mais segurança na saída, garantindo ao condutor maior ângulo de visão aos demais carros que podem passar pelo local.


E se tiver parede, coluna, etc?

Se o tamanho da vaga for limitado, alguns “truques” podem ser usados. Se houver uma parede de um dos lados da vaga, deixe o veículo com um dos lados o mais rente possível a ela. “É melhor ter mais espaço de um lado só do que pouco espaço de cada lado”, concorda Francisco Frota, analista de treinamento da rede de estacionamentos MaxiPark.

O objetivo deve ser deixar mais espaço entre os carros. Se a parede estiver próxima do motorista, como no carro do carro atingido em Goiânia, vale descer pelo lado contrário, recomenda Manzini.

A mesma dica serve para pilares e colunas.


Outros obstáculos

Fique atento a objetos menores, como extintores e torneiras, pois eles podem ficar ocultos em determinados ângulos. Se há os chamados limitadores de roda, o cuidado é para não bater com o veículo na parede antes de a roda chegar ao limitador. Também é preciso ter atenção redobrada com a altura da vaga, principalmente com tubulações.


Cuidado com o retrovisor e película escura

É comum dobrar o retrovisor para facilitar a passagem entre os carros. “Mas fazer isso antes da manobra, nem pensar. Da mesma forma que diminui a largura do veículo, o retrovisor dobrado reduz a visibilidade e aumenta muito a chance de acidentes”, adverte Frota.

Se o carro for equipado com película escura, é melhor abrir os vidros ao manobrar.


Confiança demais pode ser prejudicial

Se você não está acostumado a utilizar tal vaga, não abuse da confiança. “Em caso de dúvida, o melhor conselho é descer do carro e ver se há o espaço necessário. Ainda tem dúvida, escolha outra vaga ou começa a manobra novamente”, conta Frota.


Combine com o vizinho

Instrutores dizem que, no caso da vaga em prédio residencial predeterminada, é válido negociar com quem estaciona ao lado. “Negocie o espaço com os vizinhos. Se necessário, combine de cada um estacionar em extremidades opostas da vaga, para criar um corredor maior no meio delas”, diz Manzini. “Em vagas compridas, busque intercalar a posição com o outro carro, para não correr o risco de pequenas batidas entre portas e retrovisores”, completa.

Frota também frisa o bom-senso na escolha das vagas. “Esqueça as brigas. Carros grandes merecem vagas grandes, enquanto pequenos conseguem entrar mais facilmente em vagas menores."


Acessórios que podem ajudar

Se há muitas colunas na garagem, e as manobras são feitas próximas a elas, os administradores dos prédios podem adquirir protetores de colunas, geralmente feitos com espuma, que reduzem os danos em casos de descuidos dos motoristas.

Caso o carro não venha com frisos laterais de fábrica, eles podem adquiridos como acessórios e protegem contra batidas de porta com porta, por exemplo. Os preços variam de cerca de R$ 50 até R$ 200, conforme o modelo do carro, a largura e o material.

Outro recurso já popularizado é o sensor de estacionamento, que emite um sinal sonoro conforme o carro se aproxima de um objeto. Os preços de sensores adquiridos como acessórios variam de R$ 50 e R$ 100, dependendo do número de pontos (a partir de 4). Podem ser instalados na traseira (acionamento pela marcha a ré) ou na dianteira (pelo freio).
Alguns modelos possuem uma tela que mostra um gráfico com cores: conforme o veículo se aproxima do objeto, acende mais perto da cor vermelha ele fica.
Mais cara é a câmera de ré, que permite uma visão mais abrangente da traseira do veículo e geralmente é vendida como opcional em modelos que permitem o uso desse equipamento. Geralmente fazem parte de pacotes que incluem o sensor de estacionamento.

O produto é oferecido também como acessório, por marcas independentes, a partir de R$ 100, chegando a passar de R$ 1 mil quando vendido junto com DVD player ou central multimídia.
É válido lembrar que a instalação de equipamentos não originais podem comprometer a garantia de fábrica do veículo.

Fonte: Adaptado de G1

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