Aplicativo utiliza tecnologia para ajudar o motorista a fazer a manutenção do seu veículo
Um aplicativo que está sendo desenvolvido promete ajudar os motoristas a fazer a manutenção do seu veículo utilizando a técnica conhecida como realidade aumentada. Basta tirar uma foto do motor utilizando um smartphone ou tablet com o aplicativo instalado que ele conseguir identificar diversas necessidades, como colocar mais óleo ou água no radiador, por exemplo, dentre outros itens de manutenção importantes para o correto funcionamento do veículo.
Ajudando na manutenção
O aplicativo foi criado por uma empresa chamada Inglobe Technologies. Para começar a identificar os problemas basta ter um smartphone ou tablet com câmera funcionando, já que ele vai utilizar da ferramenta de captura de imagem para conseguir a foto do motor.
O sistema reconhece as diversas partes do motor, e assim que a pessoa consegue capturar a imagem, na tela aparecem diversas opções, sendo que elas ficam indicando diretamente o local relacionado. Por exemplo, as informações relacionadas ao óleo aparecem sendo apontadas exatamente para o local onde o motorista teria que abrir para fazer a alteração.
Além das informações relacionadas as partes que podem precisar de manutenção, o aplicativo também poderá ajudar os usuários que não sabem muito bem como fazer a manutenção do seu carro. Para isso, uma animação mostra exatamente o que os usuários precisam fazer para trocar o óleo, ou colocar mais água, dentre outros.
Apesar de estar em fase de finalização, o aplicativo ainda não foi lançado oficialmente no mercado, mas a empresa garante que em breve ele estará disponível para download. Ainda não existe a informação se o aplicativo será vendido ou grátis.
Confira imagens que mostram o funcionamento do aplicativo:
O que é realidade aumentada
A realidade aumentada é uma técnica que está sendo muito utilizada em aplicativos diversos que permite a inserção e interação virtual em cenários reais. Através da captura de uma imagem real o sistema consegue detectar e proporcionar interações virtuais com base naquelas informações. Basicamente uma mistura do mundo real com o mundo virtual.
Existem aplicativos de realidade aumentada que precisam de uma referência para que ele consiga ter alguma ação no virtual. É assim que funciona o QR Code, por exemplo, uma espécie de código de barras quadrado que pode ser identificado pelo aplicativo e remete para algum site ou alguma ação no smartphone ou tablet. Mas aplicativos mais avançado, como este que ajuda na manutenção do carro, consegue identificar padrões nas imagens para oferecer as interações.
Fonte: Salão do Carro
Comentários
Postar um comentário