Turistas cruzam o sul do país a bordo de veículos do Rally Dakar
Foto: Ale Socci / Green Pixel / Mitsubishi |
Teve início em São Paulo na última semana a expedição que está levando 45 veículos de apoio do Rally Rally Dakar até a Argentina, país que será o ponto de partida da próxima edição da competição em 5 de janeiro de 2014. A novidade da operação, que será realizada novamente nos próximos meses, é que a condução da maioria dos carros está sob a responsabilidade de turistas brasileiros.
A jornada, organizada pela montadora Mitsubishi, que disputa o Rally Dakar, começou na capital paulista no último dia 12 e irá terminar em Buenos Aires em 23 de dezembro. Nesse tempo, os veículos irão percorrer 2.760 km e atravessar quatro estados do Brasil e três províncias argentinas. Trata-se, é lógico, de uma operação logística com regras e prazos, mas que passa por vários pontos turísticos de lugares como Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Foto: Murilo Mattos / Green Pixel / Mitsubishi |
"Fizemos uma busca por pessoas que gostam de competições como o Rally Dakar e que estavam dispostas a fazer uma viagem de aventura", conta Renato Perotti, organizador da expedição. "Mas também temos turistas aqui que entendem muito pouco de carros e que só estão interessados em explorar novas paisagens de uma maneira diferente."
A jornada é realizada a bordo dos modelos L200 Triton e Pajero Dakar da Mitsubishi e custa R$ 6.500 por pessoa (preço que inclui três refeições por dias, hospedagem, combustível, assistência-viagem e o direito à condução do veículo). Os carros já vêm preparados para suas funções no rally, que incluem resgatar veículos atolados, ajudar em socorros médicos e fazer escolta para os competidores: muitos estão equipados com gaiola, bancos-concha e snorkel. Eles não têm, entretanto, nenhuma diferença mecânica em relação aos mesmos modelos que circulam pelas ruas do Brasil.
Foto: Ale Socci / Green Pixel / Mitsubishi |
Perotti, por sua vez, nega que o passeio seja uma maneira da Mitsubishi otimizar (e até lucrar com) o transporte de seus veículos até a Argentina. "É um tour que sabíamos que teria demanda, porque, além dos passeios, oferece conforto. Os turistas gostam de sabem que poderão dirigir através de paisagens lindas e, ainda por cima, não terão que trazer o veículo de volta para o Brasil."
Mais de 90 turistas fazem parte da atual edição da expedição, que já passou por atrações como a Estrada da Graciosa (PR), a cidade de Morretes (PR), a Cachoeira do Avencal (SC) e a Serra do Rio do Rastro (SC) – são poucos os lugares, porém, em que os carros percorrem terrenos não-asfaltados.
Foto: Murilo Mattos / Green Pixel / Mitsubishi |
O engenheiro civil sergipano Maurício Souza, de 38 anos, é um dos participantes do tour. "Costumo fazer rallys de regularidade no Nordeste e achei que essa seria uma boa chance de conhecer mais os veículos do Rally Dakar", diz. "Quero aproveitar a viagem, mas meu objetivo é pegar a estrada e sentir o carro."
As próximas expedições do evento já têm data para começar: terão início logo após o término do Rally Dakar, que cruzará os territórios de Argentina, Bolívia e Chile e será concluído em 18 de janeiro de 2014. "Faremos três saídas da cidade de Valparaíso [no Chile], cada uma com 15 veículos que participaram do rally", antecipa Perotti. "A primeira será no dia 25 de janeiro de 2014. Depois começamos uma viagem no dia 8 de fevereiro e outra em 1º de março. Todas terão duração de oito dias e irão percorrer cerca de 3.000 km. O ponto final será Foz do Iguaçu." De acordo com Perotti, o preço do passeio deve ser manter nos R$ 6.500.
Fonte: UOL Viagem
Comentários
Postar um comentário