Viagens de carro mais divertidas
Viajar é praticamente uma necessidade vital para muitas pessoas. Quando ainda não são pais ou mães, alguns possuem uma liberdade maior para se aventurar e conhecer lugares novos, porém, quando os filhos chegam, as restrições aumentam, afinal, a atenção e a disponibilidade que os pequenos necessitam tornam-se prioridades diante dos passeios.
Ainda assim, viagens não precisam ser dispensadas, inclusive, quando são feitas de carro. Entretanto, quando se transporta uma criança por muitas horas no interior do veículo, certos cuidados devem ser tomados, em termos de segurança, conforto e bem estar.
Segundo o pediatra Ulisses Pontes, além das precauções em relação à segurança da criança, como o assento específico e adequado ao seu tamanho, os pais devem se atentar a alguns elementos, como, por exemplo, o número de paradas, a alimentação e as roupas.
"Uma vez combinada a viagem, o elemento principal será a criança. Sendo assim, tudo que for feito para que ela não fique estressada é importante", orienta o especialista.
O casal Juliana e Daniel Ximenes não deixa de levar a única filha, Larissa, em suas viagens de carro, porém, algumas mudanças aconteceram desde que a pequena chegou.
"Hoje a gente trabalha no tempo dela, então o número de paradas aumentou. Nós também fazemos o possível para que fique distraída enquanto está acordada, por isso levamos aparelhos eletrônicos ou brinquedos para que ela se divirta", conta Daniel.
Conselhos
Antes da viagem, é ideal programar o número de paradas que serão feitas, lembrando que, com as crianças, elas devem ser mais frequentes. Alguns pais, por exemplo, preferem sair de casa ainda de madrugada, para que seu filho passe uma boa parte da viagem dormindo, e realizam a primeira parada quando a criança acorda para tomar o café da manhã.
Se for possível, parar em um parque ou um ambiente mais amplo para que a criança possa brincar e se movimentar melhor, já que irá passar muito tempo sentada, e vestir os pequenos com roupas confortáveis são atitudes aconselháveis. Brinquedos, músicas infantis e aparelho de DVD portátil também podem auxiliar a criança a se distrair durante o percurso.
Em relação à alimentação, o pediatra Ulisses Pontes recomenda que a criança coma frutas e biscoitos sem recheio e beba muito líquido durante as viagens. Para que a sujeira também seja evitada, o médico orienta que os pais forrem os assentos com algum material impermeável.
Segurança
Reforçar a proteção da criançada é fundamental em qualquer viagem
Além de manter a criança distraída e confortável a fim de que ela fique satisfeita durante viagens de carro mais longas, é importante deixá-la segura em seu assento específico, inclusive, em percursos menores do dia a dia.
Bebê conforto, cadeira de segurança e booster são os tipos de assento que devem ser utilizados conforme o peso e a idade da criança.
O cinto de segurança também não deve ser dispensado de forma alguma, já que reforça ainda mais a segurança dos pequenos.
Fonte: Diário do Nordeste
Comentários
Postar um comentário