Expedição Natal/Andes: de Iquique a Puno
Iquique, no norte do Chile, além de ser uma grande cidade a beira mar, é também muito bonita e movimentada, principalmente sua orla e a Zona Franca. (Clique aqui e veja a trajetória de Célio, a bordo de uma Pajero TR4, até aqui).
Segundo Célio, uma das coisas mais bonitas, é o por do sol no pacífico, que acontece nesta época do ano entre 8 e 9 horas da noite.
Após curtir a cidade, rumaram para Arica, na divisa do Chile com o Perú, famosa também por seu litoral. A estrada que liga as duas cidades foi mais uma vez um capítulo a parte.
De Iquique a Arica
Chegando a Arica aproveitaram para resolver algumas pendências como comprar Soles, a moeda Peruana e contratar o seguro SOAT, exigido para veículos estrangeiros no Perú.
Porém, o seguro teve que ser contratado apenas em Tacna, a primeira cidade Peruana, logo após a fronteira com Arica. De resto, uma voltinha para conhecer a cidade.
De Arica a Arequipa
Este foi literalmente um dia longo. Primeiro, pela diferença de fuso horário de 2 horas do Chile em relação ao Perú e segundo pela burocracia nas aduanas, principalmente a Peruana.
São vários papéis para preencher, bagagens e carro para vistoriar, muita gente em trânsito e poucos funcionários. Mas, apesar do estresse pela perda de tempo, tudo tranquilo e adentraram no Perú.
Já na primeira cidade, Tacna, compraram o seguro SOAT e seguiram rumo a Arequipa, ainda pelo deserto do Atacama.
Chegando em Arequipa, ficaram no Hotel Los Tambos, localizado no centro da cidade, e cujo o gerente é Brasileiro.
De Arequipa a Puno
A Estrada de Arequipa a Puno tem uma peculiaridade: a altitude.
Percorre-se mais de 200 km em altitudes superiores a 4.000 metros acima do nível do mar. Isto faz com que o ar fique rarefeito e algumas pessoas e carros não se adaptem, mas nossos aventureiros não sentiram absolutamente nada e a TR4 venceu o trajeto tranquilamente.
A paisagem vai se transformando, deixando para trás as áreas de deserto e os andes ganham novos ares, com animais e muito verde.
Ao chegar ao hotel em Puno, Célio se deparou com 03 carros, sendo 02 da Suiça e 01 da Alemanha de pessoas que estão percorrendo as Américas de carro.
Em Puno
Além de aproveitar para conhecer as belezas do Lago Titicaca, a permanência em Puno também serviu para melhorar a aclimatação a altitude, uma vez que Puno fica a 3.800 metros acima do nível do mar, e Cusco, para onde seguirão para conhecer Machu Picchu fica a 3.300 metros acima do nível do mar.
Então visitaram a Ilha do Uros e tiraram o restante do dia para descansar.
(Fotos: Célio Vieira). Veja todas as fotos do passeio no blog do Célio.
Comentários
Postar um comentário