Bebida e direção no Carnatal: pule fora dessa!



E o Carnatal começa hoje! Para aproveitar esta folia e retornar das festas com segurança é importante controlar os abusos durante o evento. O álcool é o principal responsável pelos acidentes neste período. Não dirija se beber, você pode não ter uma segunda chance.

Beber antes de dirigir ou dirigir depois de beber são as ações mais criminosas do trânsito brasileiro. Ano a ano, 50% de todas as mortes em acidentes de trânsito são provocadas pela ingestão de bebidas alcoólicas. Isto significa que a ingestão de álcool é responsável, no trânsito, pelo ferimento de 19.900 pessoas, e por mais de 26.000 mortes por ano.

O álcool na corrente sangüínea provoca o afrouxamento da percepção e o retardamento dos reflexos. Dosagem excessiva conduz à perigosa diminuição da percepção e à total lentidão dos reflexos, diminuindo a consciência do perigo. Todo condutor em estado de embriaguez, mesmo leve, compromete gravemente sua segurança, a dos demais usuários da via e a dos passageiros, que estão apostando suas próprias vidas, 100% nas condições deste motorista.

Testes realizados com motoristas revelaram que o álcool:

- exige maior tempo de observação para avaliar as situações de trânsito, mesmo as mais corriqueiras;
- torna difícil, quase impossível, sair-se bem de situações inesperadas, que dependam de reações rápidas e precisas;
- leva o motorista a se fixar num único ponto, diminuindo sua capacidade de desviar a atenção para outro fato relevante;
- limita a percepção a um menor número de fatos num determinado tempo.

Constatada a concentração de mais de 0,6 gramas de álcool por litro de sangue, a infração é gravíssima, o valor da multa é de R$ 957,70 (900 UFIRs); o infrator perde o direito de dirigir e está sujeito a processo criminal, com pena de detenção de 6 (seis) meses a 3 (três) anos, conforme o caso.

Saiba aproveitar o Carnatal com segurança e responsabilidade!

Comentários

Postagens mais visitadas