Saiba os cuidados para seu banco de couro durar mais
A pele humana precisa de cuidados diários. Não seria desconfortável encontrá-la ressecada e suja? Pois bem, assim também é com o couro dos bancos. Por ser um material natural, ele precisa receber atenção no quesito limpeza e hidratação, mas não necessariamente todo dia.
A cada dois ou três meses é recomendado que o proprietário realize essas duas etapas em seus assentos. O processo tira a sujeira acumulada na superfície do couro e ainda mantém o brilho e resgata o aroma natural do material como se fosse novo.
Seguindo essas duas orientações, o banco pode perdurar de cinco a oito anos sem demonstrar desgastes visíveis.
Para quem quer economizar e ainda cuidar do automóvel, ambos os processos podem ser feitos no conforto da própria casa do condutor, de forma até amadora, no entanto o produto deve ser profissional.
Etapa por etapa
Primeiro deve-se misturar em um recipiente água e detergente neutro. Depois, umidifique um pano e use-o para limpar a superfície dos assentos.
Em seguida, espere secar naturalmente cerca de trinta minutos para que, abra os poros do couro para melhor receber a hidratação.
Após aguardar, passe o hidratante especializado, encontrado em capotarias ou lojas especializadas em couro, e deixe agir por mais trinta ou quarenta minutos.
Ao final dessas duas etapas, o carro já pode pôr as rodas na estrada normalmente. Todo o trabalho dura, em média, de 2h a 2h30, dependendo do número de bancos.
Ao contrário do tecido, por ser impermeável, o couro não precisa de aspirador, o que o torna muito mais fácil e rápido de ser limpado.
Cheirinho de morango
Quem não tiver o produto apropriado para o processo, pode improvisar com creme corporal. Embora possa deixar o aroma artificial, por vezes de fruta, do hidratante, ele resolve, em média, 80% do problema de ressecamento, porém isso não pode virar rotina.
Gato por lebre
Muitos reclamam que o couro esquenta mais fácil do que o tecido. Realmente, esse material absorve com mais facilidade a temperatura ambiente.
No entanto, se por um lado esquenta rápido quando exposta a alta temperatura, por outro esfria também na mesma velocidade quando ligado o ar condicionado para melhorar o interior do veículo.
Recomendações
Para manter a garantia e a aparência original, é preciso cuidados, apesar de muitos proprietários desconhecerem esse fato. Confira as dicas a seguir:
1º - Evite sentar no banco com as roupas ou o corpo molhado pela água salgada do mar. O sal acelera o processo de ressecamento do couro
2º - Não passe produtos com muita química diretamente no couro, como glicerina ou silicone. Geralmente, o segundo material é utilizado em alguns lava-jatos para dar brilho nos assentos, porém acaba provocando uma reação com o material utilizado no processamento do couro, chamado de curtume
3º - Limpe periodicamente a superfície do couro com um pano umidificado por água misturada com detergente neutro. Deixe secar por trinta minutos, em seguida hidrate, aguardando o mesmo tempo para o produto fazer efeito.
Fonte: Diário do Nordeste
Comentários
Postar um comentário