Cuidado pós trilha é essencial para carro 4x4



Se você é apaixonado por trilhas e possui um 4x4, deve saber que é importante realizar manutenção antes de depois de praticar off road. Mesmo sendo um tipo de carro resistente, estes automóveis merecem cuidados.

Apesar disso, alguns proprietários de veículos 4x4 só fazem a revisão minuciosa quando parte para alguma trilha, o que é errado.

O certo é fazer a manutenção antes e depois de encarar uma prática de off road. Antes é recomendável para evitar alguns imprevistos durante a aventura. O depois é fundamental, pois uma prova ou passeio sobre terrenos difíceis causa desgastes.

As partes que devem ser revisadas após uma trilha são o motor, caixa e reduzida, cardãs e cruzetas, feixes de molas e jumelos, eixos diferenciais, pneus e rodas, freios e níveis de óleo e fluídos.


Dentro do motor é sempre importante ver a presença de vazamentos como água e óleo. O motorista deve ter precaução de verificar as mangueiras, suportes e coxins para observar se os mesmos não apresentam defeitos ou se estão realizando alguma força em outras peças móveis como correias e polias do motor.

Na caixa e reduzida é fundamental atentar a presença de vazamentos e folgas nas saídas dos cardãs dianteiro e traseiro. Se estiver com folga geralmente é só apertar a porca de fixação da luva.

Aconselha-se que o motorista deve pedir ao centro automotivo de confiança ter uma atenção redobrada principalmente nos eixos diferenciais, nos pneus e nos freios.

Nos eixos, é importante verificar a presença de folga ou vazamento de óleo, de graxa nos rolamentos dos cubos, munhões, ponta-de-eixo traseira e luva do pinhão. Já na parte dos pneus, como as rodas, o legal é reparar se não há cortes ou algo de estranho nos pneus e trincas nas rodas. E nos freios é essencial mantê-los sempre regulados e observar a presença de vazamentos de fluido, flexíveis e canos cortados. Uma revisão no óleo do motor e no nível da água é importante para que seu 4 x 4 tenha uma vida longa.

Além disso, recomenda-se fazer revisão preventiva na injeção eletrônica a cada seis meses ou 15 mil km rodados. Já na suspensão, o ideal é a cada seis meses. Tendo esses cuidados, o dono tanto de carros 4x4 não terão problemas.

Fonte: Diário do Nordeste

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