Nunca tracione o 4x4 nas ruas

É fato: 90% dos donos de carros com tração nas quatro rodas nunca arriscou colocar seu possante nas trilhas. Se este é o seu caso, fique atento a essa matéria.

O sistema de tração é um dos equipamentos mais caros desse tipo de veículo e o uso indevido pode causar muitos problemas.

A Mitsubishi L200 pode andar com conforto na cidade, mas sem ligar o 4x4

Especialistas alertam: é bom ficar atento ao painel para verificar se acionou, sem querer, a tração 4x4 ao trafegar na área urbana. Caso isso aconteça, além da dirigibilidade ficar prejudicada, algumas peças serão danificadas, acontecendo o desgaste precoce nas transmissões e nas juntas homocinéticas do veículo.

No entanto, se o carro já vier com tração integral com diferencial central, não há com o que se preocupar, pois ele ajusta automaticamente a tração, de acordo com a aderência do terreno.

A caixa de marcha é um dos sistemas que mais vai sofrer com o mau uso da tração. Há casos em que o motorista sai de um passeio em trilhas com a família e esquece de desligar a tração 4x4. Isso danifica o diferencial dianteiro e esquenta o motor. Ao sair da areia, se não desligar e atingir 70 a 80 km/h, o superaquecimento é inevitável, com danos para a transmissão e junta homocinética.

Outro detalhe é que, caso o carro esteja na garantia de fábrica, o manual do proprietário avisa: ele não está coberto pela garantia, pois é visto como mau uso do equipamento.

Tração integral permantente

Caso seu carro venha de fábrica com tração integral permanente, isso muda de figura. O condutor não precisa acionar nenhum botão ou seletor para mudar a forma tracionada - automaticamente isso já acontece.

Nem sempre o carro com tração integral será um utilitário esportivo ou picape. Sedans e hatchs podem ter tração integral - a exemplo do sedan Lancer Mitsubishi.

O Lancer é um exemplo de sedan com tração integral

Nos Estados Unidos, Europa e Japão, por exemplo, é comum consumidores optarem por carros de passeio com tração integral - como tem alterações climáticas constantes, com pisos lisos e com neve, muita gente opta por estes carros para evitar aquaplanagem. Por aqui, está ficando cada vez mais comum o seu uso.


Fala-se de tração integral "permanente" ou "manual". No primeiro caso, está sempre ligada ao motor por meio de componentes de transmissão. No segundo, um dos eixos pode tornar-se menos motriz por meio de um sistema de comando acionado pelo motorista. Para indicar modelos de tração integral usam-se siglas como 4WD e 4x4.



Diferenciais

Nos veículos desse tipo, uma vez que há dois eixos-motores, utiliza-se dois diferenciais transversais por eixo. Além disso, para compensar eventuais diferenças na velocidade de rotação do eixos recorre-se a um diferencial longitudinal ou central, que muitas vezes também tem a função de repartir o torque. Para que esse veículo possa rodar em condições-limite com uma só roda dotada de aderência suficiente, empregam-se diferenciais com sistema de bloqueio. Hoje, os elementos desse tipo são, em muitos casos, substituídos por juntas Ferguson.

Fique esperto

Sempre observar o painel luminoso do veículo

Se no painel estiver o luminoso 4WD desligar a tração e parar o carro para não danificar o sistema

Ao sair das trilhas e entrar na área urbana, sempre desligar o 4x4

Desconfiar se o seu veículo 4x4 estiver com dirigibilidade "pesada" na área urbana

Na dúvida, consultar um especialista

Não entrar em trilhas sozinho

Fonte: Auto Diário do Nordeste

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