Pneu furou, e agora?
Fonte: Motor Dream
Todo mundo passa por esse tipo de situação. Se está dirigindo e, do nada, começa a sentir o carro querendo sair de um lado para o outro. Depois, vem o característico som, e quando se para o carro percebe-se que o pneu está "no chão", ou seja... furado.
Mãos à obra
A primeira coisa a se fazer é garantir que se tenha todos os equipamentos necessários: macaco, chave de roda e estepe. Usando a chave de roda, afrouxe ligeiramente as porcas do pneu furado girando para a esquerda.
Em seguida, coloque o macaco ao lado do aro da roda. Carros novos costumam ter um local específico para sua utilização. Antes de levantar o carro, verifique se todas as etapas anteriores foram feitas corretamente. É importante também observar se o local é plano, para não correr o risco de derrubar o carro. Levante o carro na altura suficiente para colocar e retirar os pneus, mas sem exagero.
Agora termine de retirar as porcas frouxas e separe-as. Remova o pneu completamente e, caso ele seja reaproveitável, guarde-o no porta-malas ou no espaço destinado ao estepe. Pegue o pneu reserva, suspenda-o e encaixe no lugar do furado. Verifique se a roda está realmente encaixada e se está perpendicular ao chão.
Agora para apertar as porcas siga um padrão de cruz, a fim de evitar que o aro se deforme. Em outras palavras aperte a porca de cima, na sequência a de baixo e depois as outras duas. Veja a imagem abaixo e entenda melhor o processo. Carro no chão, termine de apertar as porcas e não esqueça de guardar todos os equipamentos utilizados. Inclusive o triângulo.
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