Carros novos deverão vir com rastreador a partir de janeiro de 2014


Até 2014, 100% dos veículos produzidos no Brasil deverão ser vendidos com sistema antifurto instalado. A partir de 31 de janeiro, 20% dos novos carros, camionetes, caminhões, ônibus e microônibus produzidos no Brasil deverão vir com sistema de bloqueio e rastreamento, conhecido como kit antifurto.

Até agosto de 2013, de acordo com a Deliberação nº 128/2012, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) todos os veículos novos, incluindo tratores e reboques, deverão ser vendidos com o equipamento.

Embora a instalação passe a ser obrigatória – sem o sistema, o carro não funcionará - a ativação do serviço é opcional do dono do veículo.

Chamado oficialmente de Sistema Integrado de Monitoramento e Registro Automático de Veículos (Simrav), o kit antifurto consiste em um chip SIM instalado no veículo.

Embora o chip seja semelhante ao de celulares, não existe número associado, nem operadora de telefonia móvel selecionada previamente. A associação a uma operadora só ocorre com o pedido do dono do veículo.

A deliberação do Contran estabelece um novo cronograma para implantação gradual do sistema. Para novos ciclomotores, triciclos e motocicletas, o prazo termina em 31 de janeiro de 2014.

Para os automóveis e caminhões já fabricados, a instalação será optativa. Nenhum motorista será obrigado a ter o sistema, mas se tiver interesse deverá contratar uma empresa privada.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), responsável pela regulamentação do serviço, garante sua segurança e privacidade.

A tecnologia do chip não permite o acesso às informações do veículo sem autorização, e o seu processo de fabricação é acompanhado pelo departamento.

O equipamento antifurto só poderá ser configurado para comunicação sem fio do Denatran, por meio de chaves eletrônicas de segurança, e uma vez acessadas, as informações são limpas do chip.

Comentários

Postagens mais visitadas